FAQs

Home / FAQs


O que é uma Reprogramação da unidade de comando?

Uma reprogramação da unidade de comando (centralina), consiste na optimização do software que comanda o funcionamento do motor, potencializando aumentos de potência e binário. Este processo é efetuado através de um computador, devidamente habilitado com o software necessário, que se liga na generalidade dos casos à ficha de diagnóstico da viatura. Inicialmente é feita uma leitura do ficheiro original do automóvel, do qual fazem parte vários mapas, como por exemplo, a quantidade de combustível injetado, a pressão do turbo, a quantidade de ar admitida pelo motor e outros mais. Este ficheiro é então analisado pelos nossos engenheiros e técnicos que procedem às devidas alterações, através do nosso software Swiftec, com a finalidade de potencializar e otimizar a performance do motor, traduzindo-se em aumentos de potência e o binário de acordo com as expetativas dos clientes, mantendo a máxima fiabilidade e a opacidade dos gases de escape. Posteriormente o ficheiro modificado é carregado na unidade de comando através da ferramenta adequada via ficha de diagnóstico. Depois deste processo, o automóvel está em perfeitas condições para a sua normal utilização, não necessitando de qualquer cuidados especiais de adaptação ou de rodagem.

Quais as vantagens da reprogramação em relação a outras soluções?

As vantagens de uma reprogramação da unidade de comando do motor passam por não ter que se modificar componentes mecânicos da viatura, pois trata-se simplesmente de um trabalho de optimização do software original da centralina, dentro das suas capacidades e limitações, que permite uma maior eficiência de todos os parâmetros, com o objetivo de atingir mais ganhos de potência e de binário, potencializando através desta gestão eletrónica a performance do automóvel. A reprogramação das unidades de comando permitem, na generalidade dos casos, maiores ganhos de potência e de binário que a utilização de unidades de comando complementares, também conhecidas por boxes de potência, ou pela utilização de centralinas adicionais. Para além disso é um processo mais simples onde não é necessário qualquer tipo de modificações, nem qualquer tipo de equipamentos adicionais. Uma grande vantagem é a reprogramação ser efetuada diretamente na base da unidade central do motor e as outras soluções transmitem as alterações intermédias à unidade de comando central, e assim ao ser feita no programa de base e não em alterações posteriores dos sinais recebidos pela centralina, evita eventuais problemas de funcionamento.

A fiabilidade do motor é afetada?

A fiabilidade do motor, estando este em perfeitas condições de funcionamento, não é afetada. Todos serviços de reprogramação que fazemos, respeitam sempre as capacidades e limitações de todos os parâmetros associados à motorização das viaturas, procurando manter a máxima fiabilidade e o normal funcionamento do motor. É de realçar que a longevidade de qualquer motor está sempre associada ao seu utilizador, pois é intimamente influenciada pelo seu estilo de condução, pelo tipo de consumivéis (óleo e filtros) que utiliza e a periodicidade com que efetua as regulares manutenções.

Depois de uma reprogramação, os consumos aumentam ou diminuem?

Os consumos ao nível de combustível não variam significativamente comparados com os consumos da viatura no seu estado original. Contudo, mais uma vez, relembramos a importância do estilo de condução do utilizador do automóvel, que poderá em determinadas situações contribuir para um aumento de consumo quando, por exemplo, solicita repentinamente uma resposta do motor, e em outras diminuir, quando adota uma condução suave e mais cautelosa. Os consumos de combustível efetuados dependem mais do estilo de condução do que propriamente da reprogramação da unidade de comando.

A velocidade máxima aumenta com uma reprogramação?

A velocidade máxima aumenta ligeiramente, mas é variável dependendo do veículo e os valores expetáveis são de 10 a 15 Km/h. Existem no entanto algumas viaturas que poderão ter aumentos excecionais e que poderão ultrapassar os 30 Km/h.

Após reprogramar o meu automóvel, perco a garantia de fábrica?

A garantia de fábrica do construtor poderá manter-se porque a reprogramação da unidade de comando é um processo não percetível, pois o método utilizado para efetuar a modificação não é detetável, mesmo quando o veículo é ligado a sistemas de diagnóstico. No entanto é importante referir que existe alguma probabilidade da reprogramação ser detetada pela marca, o que à responsabilidade do proprietário da viatura, poderá em alguns casos, originar a perda da garantia por parte do construtor.

Se fizer uma reprogramação ao meu veículo poderei ter problemas com a inspeção periódica obrigatória?

Poderá sempre inspecionar o seu veículo normalmente após ter efetuado uma reprogramação da unidade de comando. Todas as modificações efectuadas na VC Power têm em conta a emissão de gases poluentes e a opacidade dos gases de escape.

Que cuidados devo ter depois de reprogramar o meu automóvel?

Não necessita de ter quaisquer tipo de cuidados especiais com o seu automóvel depois de o reprogramar. Deverá sempre ter os cuidados normais com a manutenção de qualquer automóvel, como realizar a revisões no tempo correto, procurando utilizar óleos de motor e filtros de qualidade reconhecida.

É necessário realizar alguma alteração mecânica após uma reprogramação da unidade de comando?

Não necessita de alterar nenhum componente mecânico depois de reprogramar a sua viatura.

Que tipo de comportamento posso esperar do meu carro com uma reprogramação?

As expetativas destas intervenções são sempre muito pessoais. Contudo, pode esperar um aumento substancial da performance da sua viatura, nomeadamente nas acelerações e recuperações e uma superior agradabilidade e prazer de condução. Vai solicitar menos vezes a caixa de velocidades e em situações de ultrapassagem ou subidas acentuadas, com muito mais facilidade, ao pisar o pedal do acelerador vai obter o efeito desejado. Tudo isto vai ser possível porque o motor vai debitar mais potência e mais binário, refletindo um comportamento agradavelmente diferente da viatura no seu estado original.

Os testes de potência estão incluídos no preço da reprogramação?

No preço da reprogramação estão incluídos os testes de potência.

Quanto tempo demora uma reprogramação?

A reprogramação da unidade de comando de uma viatura, demora em média cerca de uma hora, desde que marcada com antecedência através dos contatos que disponibilizamos. Poderá, caso assim o deseje, aguardar nas nossas instalações a conclusão da intervenção na sua viatura, evitando a necessidade de deixar a mesma por um período de tempo alargado. Caso se diriga às nossas instalações para realizar este ou outro serviço, sem marcação prévia, estará sempre sujeito à disponibilidade da equipa técnica para a realização do serviço pretendido.

Dão garantia do serviço de reprogramação das unidades de comando do motor?

Sim. Damos garantia do serviço durante um ano, se durante este período a viatura não tiver sofrido qualquer alteração em termos de componentes de hardware. O que significa que se do serviço efetuado resultar algum problema, a VC Power assume a responsabilidade.
Antes de efetuarmos a reprogramação, efetuamos um diagnóstico ao veículo para verificarmos se tudo em plenas condições.

A VC Power possui banco de potência?

Sim, a VC Power possui banco de potência que serve, entre outras, para medir a potência e o binário de um veículo. É mais usado antes e depois de uma reprogramação, para que se verifiquem os reais valores de aumento e também numa tentativa de simular condições de estrada para que seja identificado algum comportamento fora do normal do veículo. Se desejar poderá efetuar testes de potência a um custo de 50€ (IVA incluído).

Possuem serviço de apoio ao cliente?

Sim. Para esclarecer todas as suas dúvidas poderá contactar-nos via telefónica para o 259 331 195 ou por email através de sales@vcpower.pt.
O nosso serviço de apoio ao cliente está disponível de segunda à sexta, das 8h30 às 18h.

 

Não encontrou resposta à sua questão?

CONTACTE-NOS